Durante o inverno os animais também podem sofrer com as doenças da estação, como a cinomose, uma doença grave que pode levar o animal até a morte. Para detectar a doença é preciso ficar atento a alguns sintomas da doença como vômito, diarréia com sangue, desânimo, falta de apetite e emagrecimento.

Segundo o veterinário Ivan José Borges, “além de doenças comuns para o inverno como gripes e pneumonias, os animais podem contrair a cinomose que é transmitida por vírus e por isso, caso não seja feito o diagnóstico a tempo pode ser letal”.

Banner Blog

Mesmo com todos os cuidados que tem com seus animais, a atendente Neide Aparecida dos Santos conta que o Negrão, um de seus cães, foi diagnosticado com cinomose há 20 dias e passou por tratamento.

“Ele estava bem, mas depois começou a ficar desanimado, quieto e não queria brincar. Além desses sintomas depois de alguns dias ele começou a vomitar”, diz ela.

Ainda conforme o veterinário, o tratamento contra a doença deve ser feito logo que os primeiros sintomas forem notados além de tomar cuidado para o cão não ter contato com outros animais.”A cinomose pode ser prevenida através de vacina que são aplicadas em três doses. Uma é realizada no 35º dia e posteriormente mais dois reforços”, conclui ele.

Fonte: http://g1.globo.com/

Receba nossas promoções em seu e-mail.

Newsletter